Como é o trabalho do assessor de comunicação no Congresso Nacional?
O mercado brasileiro da comunicação política tem amadurecido e se profissionalizado a cada ano. Prova disso são os novos cursos de marketing e comunicação focados no tema, assim como a abertura de processos seletivos na área, realizados pelas Câmaras de Deputados Federais e Estaduais.
Como uma oportunidade de conhecer mais esse mercado e a rotina dos assessores de comunicação do Congresso Nacional, Felipe Cabral, jornalista e pós-graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), conta sua experiência na Assessoria Parlamentar e Relações Institucionais no Poder Legislativo.
Para Cabral, o trabalho do assessor vai bem além da relação com a imprensa e exige uma parceria forte entre o político assessorado e o profissional de comunicação, ao mesmo tempo que exige a compreensão do contexto social para atender as demandas da sociedade.
O futuro da comunicação política e de governo passa necessariamente pela transparência e objetividade na produção de conteúdo. O cidadão, o eleitor, não aguenta mais ser “enganado”. A interação precisa ser cada vez mais legítima, sem pirotecnias. Se adequará melhor ao futuro quem conseguir fidelizar e estabelecer um vínculo real com seu público, independente de interlocutores externos, afirma Felipe.
Assista na íntegra as dicas de Felipe Cabral para os novos assessores de comunicação do Congresso Nacional.
Faça download do material desta palestra
Quer saber mais sobre como planejar a comunicação de um mandato?
Inscreva-se no curso Planejamento da comunicação política de mandato de Marcelo Vitorino