Qual a diferença entre imagem e reputação política?
Na política, qual a diferença entre imagem e reputação? Apesar de alguns especialistas tratarem os termos como sinônimos, Fábio Gomes, autor do livro Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral: o percurso gerativo do voto, defende em sua palestra Gestão de reputação política no mandato, que há diferenças fundamentais.
A imagem é pontual, notícia quente, quem sabe todo mundo vê. A reputação é mais sólida, ela estrutura a imagem e às vezes a gente não vê. A imagem, se arranha, não é fatal. Reputação arranhada, acabou o jogo. Difícil restaurar.
Segundo Gomes, desde os anos 50 a comunicação vem se transformando com base em inovações e reformulações tanto nas formas de comunicar como nas formas de pensar a comunicação, mas acredita que o que se sustenta no tempo é a interação com os públicos.
Você pode observar mudanças no jeito de comunicar, mas o conceito de interação com as pessoas, com os públicos, com os eleitores, com os cidadãos, esse conceito não se transforma. Ele deve ser adequado na sua forma de executar a comunicação, mas essa essência não deve ser perdida.
Assista na íntegra e gratuitamente a aula aberta do prof. Fábio Gomes sobre Gestão de reputação política no mandato.
Faça download do material desta palestra
Aprenda mais sobre o tema!
Inscreva-se no curso: Construção de reputação e narrativa para comunicação política com o prof. Marcelo Vitorino.