Jane Santin apresenta sua experiência com políticos tradicionais e midiáticos no Fórum Política por Elas
As redes sociais ampliaram o poder de comunicação dos políticos ou pretendentes a cargos eletivos. Uma página com milhões de seguidores tornou-se mais valiosa que o, outrora, disputado “tempo de TV”. O impacto dessas mudanças culturais foi apresentado pela assessora parlamentar Jane Santin, no 1º Fórum Política por Elas, realizado pela Presença Online, escola de comunicação e marketing político, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Para Santin, o que vivenciamos hoje é uma era de transição na maneira de comunicar um mandato.
Essa inovação tecnológica trouxe com ela outro perfil de político: o midiático. No ano passado, a Câmara dos Deputados teve uma renovação de cerca de 50%. Alguns políticos tradicionais perderam espaço para outros que se elegeram usando apenas as redes sociais.
A iniciativa do Política por Elas, busca ampliar o debate, o entendimento e a visibilidade do mercado e profissionais de assessoria, marketing e comunicação política, por meio do compartilhamento de iniciativas de sucesso, bem como os desafios a serem superados por mulheres que atuam nesse mercado. Esse objetivo faz parte dos princípios e missão da escola que é contribuir para o sucesso profissional e político dos nossos alunos por meio de práticas éticas e valores democráticos.
“Mandato tradicional x Mandato midiático: como planejar” foi a experiência apresentada por Jane que compartilhou as diferentes táticas que utiliza para divulgação de mandatos de diferentes clientes.
O conteúdo está disponível na íntegra e gratuitamente no canal de YouTube da Presença Online.
O que o mercado de marketing político procura?
Jante Santin é jornalista, especializada em Política e Representação Parlamentar, atua na Câmara dos Deputados desde 2011. Foi radialista durante 15 anos, com passagens pela Rede Peperi de Comunicação, Grupo RBS (hoje NCS), Band FM e Rádio Bandeirantes, de Santa Catarina.
Sócia da Potere Consultoria, já atuou em campanhas eleitorais e mandatos de candidatos e parlamentares de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.
Assista o vídeo prepare-se para as oportunidades profissionais do mercado de comunicação e marketing político:
Sobre o Fórum Política por Elas
O “Fórum Política por Elas”, busca ampliar o debate, o entendimento e a visibilidade do mercado e profissionais de assessoria, marketing e comunicação política, por meio do compartilhamento de iniciativas de sucesso, bem como os desafios a serem superados por mulheres que atuam nesse mercado.
A iniciativa, é organizada pela escola de marketing político Presença Online, com o apoio da Associação Brasileira dos Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Abracomp), do jornal Correio Braziliense e do gabinete da deputada federal Perpétua Almeida. Para ela,
Realizar esse debate nessa Casa é fundamental no cenário sociocultural que vivemos. É uma forma de darmos visibilidade às profissionais que atuam na no apoio à política nacional e, para além, é uma ação de enfrentamento ao machismo estrutural que as mulheres enfrentam nesse mercado.
Em sua primeira edição, o Fórum Política por Elas contou a participação das palestrantes Diana Leiko, Fernanda Camargos, Jane Santin, Nara Alves, Natália Mendonça, Noeli Becker e Tainã Gomes, além da medicação de Dad Squarisi e Maíra Vitorino.