O cenário político nacional afeta a eleição municipal? Nara Alves explica
Ainda são poucas, mas as mulheres têm assumido, cada vez mais, posições de liderança estratégica em campanhas eleitorais e Nara Alves é uma dessas profissionais.
Com experiência na coordenação de equipes de comunicação de campanhas vitoriosas a prefeito e ao Senado, Alves apresentou seu case sobre as eleições, no 1º Fórum Política por Elas, realizado pela Presença Online, escola de comunicação e marketing político, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Sobre a experiência compartilhada, Nara conta que em maio de 2016, Edinho Silva, então ministro do governo Dilma, decidiu se candidatar à prefeitura de Araraquara (SP).
Citado por delatores da Operação Lava Jato, o tesoureiro da campanha presidencial petista teria de superar a rejeição ao seu partido, o desgaste do impeachment, as notícias negativas na imprensa nacional e local, os boatos disseminados por detratores e, ainda, vencer sua principal adversária, uma candidata tucana e sua ex-mulher. Falarei sobre a estratégia adotada na campanha para que Edinho se saísse vencedor.
A iniciativa do Política por Elas, busca ampliar o debate, o entendimento e a visibilidade do mercado e profissionais de assessoria, marketing e comunicação política, por meio do compartilhamento de iniciativas de sucesso, bem como os desafios a serem superados por mulheres que atuam nesse mercado. Esse objetivo faz parte dos princípios e missão da escola que é contribuir para o sucesso profissional e político dos nossos alunos por meio de práticas éticas e valores democráticos.
“Até que ponto e de que forma o cenário político nacional afeta a eleição municipal?” foi a palestra apresentada por Nara Alves que detalhou estratégias implementadas em uma campanha municipal que reverteram os impactos negativos do cenário político nacional.
O conteúdo está disponível na íntegra e gratuitamente no canal de YouTube da Presença Online.
Até que ponto e de que forma o cenário político nacional afeta a eleição municipal?
Nara Alves é jornalista, mestre em Comunicação e Política nos Ambientes Digitais pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, e professora no MBA em Marketing Digital na UniCeub, em Brasília. É assessora de comunicação no Senado Federal. Foi subsecretária de Comunicação Digital no Governo do Distrito Federal e diretora de Relações com a Imprensa Nacional na Presidência da República. Coordenou as equipes de comunicação de campanhas vitoriosas a prefeito e ao Senado.
Assista o vídeo prepare-se para as oportunidades profissionais do mercado de comunicação e marketing político:
Sobre o Fórum Política por Elas
O “Fórum Política por Elas”, busca ampliar o debate, o entendimento e a visibilidade do mercado e profissionais de assessoria, marketing e comunicação política, por meio do compartilhamento de iniciativas de sucesso, bem como os desafios a serem superados por mulheres que atuam nesse mercado.
A iniciativa, é organizada pela escola de marketing político Presença Online, com o apoio da Associação Brasileira dos Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Abracomp), do jornal Correio Braziliense e do gabinete da deputada federal Perpétua Almeida. Para ela,
Realizar esse debate nessa Casa é fundamental no cenário sociocultural que vivemos. É uma forma de darmos visibilidade às profissionais que atuam na no apoio à política nacional e, para além, é uma ação de enfrentamento ao machismo estrutural que as mulheres enfrentam nesse mercado.
Em sua primeira edição, o Fórum Política por Elas contou a participação das palestrantes Diana Leiko, Fernanda Camargos, Jane Santin, Nara Alves, Natália Mendonça, Noeli Becker e Tainã Gomes, além da medicação de Dad Squarisi e Maíra Vitorino.