Como atrair mulheres para o meio político? Esse foi o desafio abordado por Tainã Gomes de Matos no Fórum Política por Elas
O momento político atual e a ameaça aos 30% reservados para candidaturas femininas motivaram a fala da jornalista Tainã Gomes de Matos sobre a representatividade feminina no 1º Fórum Política por Elas, realizado pela Presença Online, escola de comunicação e marketing político, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Para Tainã, o uso do argumento de que as mulheres não gostam de política não é suficiente para justificar a baixa representatividade feminina nos cargos públicos. Segundo a jornalista, a alegação foi usada recentemente pela deputada federal Renata Abreu (PODE-SP), quando apresentou o PL 2996/2019, que pretendia acabar com a obrigação dos partidos de reservarem 30% de candidaturas femininas. De acordo com a deputada, “faltam mulheres que queiram se candidatar”.
A iniciativa do Política por Elas, busca ampliar o debate, o entendimento e a visibilidade do mercado e profissionais de assessoria, marketing e comunicação política, por meio do compartilhamento de iniciativas de sucesso, bem como os desafios a serem superados por mulheres que atuam nesse mercado. Esse objetivo faz parte dos princípios e missão da escola que é contribuir para o sucesso profissional e político dos nossos alunos por meio de práticas éticas e valores democráticos.
“Elas não se interessam por política?” foi a palestra apresentada por Tainã, embasada em sua experiência de gestão de comunicação institucional partidária, mais especificamente no segmento feminino. O conteúdo está disponível na íntegra e gratuitamente no canal de YouTube da Presença Online.
Como mudar o cenário da representatividade feminina na política?
Tainã Gomes de Matos é jornalista e publicitária especializou-se em marketing político digital na ESPM e Presença Online. Atuou na gestão de comunicação institucional partidária, mais especificamente no segmento feminino. Com experiência em produção de conteúdo voltado para o incentivo à participação das mulheres na política.
Assista o vídeo e conheça algumas soluções para o crescimento da participação feminina na política brasileira:
Sobre o Fórum Política por Elas
O “Fórum Política por Elas”, busca ampliar o debate, o entendimento e a visibilidade do mercado e profissionais de assessoria, marketing e comunicação política, por meio do compartilhamento de iniciativas de sucesso, bem como os desafios a serem superados por mulheres que atuam nesse mercado.
A iniciativa, é organizada pela escola de marketing político Presença Online, com o apoio da Associação Brasileira dos Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Abracomp), do jornal Correio Braziliense e do gabinete da deputada federal Perpétua Almeida. Para ela,
Realizar esse debate nessa Casa é fundamental no cenário sociocultural que vivemos. É uma forma de darmos visibilidade às profissionais que atuam na no apoio à política nacional e, para além, é uma ação de enfrentamento ao machismo estrutural que as mulheres enfrentam nesse mercado.
Em sua primeira edição, o Fórum Política por Elas contou a participação das palestrantes Diana Leiko, Fernanda Camargos, Jane Santin, Nara Alves, Natália Mendonça, Noeli Becker e Tainã Gomes, além da medicação de Dad Squarisi e Maíra Vitorino.