Presença Online realiza segunda edição do Seminário Eleições, em Brasília
A Presença Online realiza no próximo dia 15 de março mais uma edição do Seminário Eleições, em parceria com a Arko Advice e apoio do Correio Braziliense.
O evento é focado em profissionais e público interessado no cenário político e eleitoral do país. Neste ano, as sessões irão explorar os desdobramentos da Reforma Eleitoral de 2015, ampliando o debate dos principais temas acerca do universo eleitoral: legislação, pesquisas, comunicação, marketing digital, financiamento, cenário político, influências externas.
A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo site http://seminarioeleicoes2018.com.br/, pois as vagas são limitadas.
Programação
Os convidados desta edição são referências no campo político brasileiro e internacional. Confira a programação completa:
09:30 | 09:50 | Abertura |
09:50 | 10:10 | O efeito Trump, com Lucas de Aragão |
10:10 | 10:30 | Regras Eleitorais: o que muda para 2018, com Angela Cignachi |
10:30 | 10:50 | Campanha transmídia: do digital para a rua, com Marcelo Vitorino |
10:50 | 11:10 | Financiamento e prestação de contas de campanha, com Min. Henrique Neves |
11:10 | 11:30 | O novo eleitor ou o novo candidato?, com Lula Guimarães |
11:30 | 11:50 | Lava jato, política e eleições, com Murillo de Aragão |
11:50 | 13:00 | Painel de Encerramento, com mediação de Leonardo Cavalcanti |
Sobre o Seminário Eleições 2018
Buscando abordar temas importantes que servirão de base para a comunicação político-partidária nos próximos anos, o evento tem como principais objetivos:
- Identificar as tendências do sistema político e eleitoral nacional e internacional;
- Discutir a influência da mídia e dos institutos de pesquisa nos fatores decisórios de voto;
- Apresentar o cenário político-partidário atual e como se organiza pós-Lava Jato;
- Compartilhar as experiências dos profissionais e candidatos envolvidos na última campanha eleitoral, a primeira sob as novas regras da Reforma de 2015.
Perfil dos palestrantes
Áureo Ribeiro
Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, foi candidato a Prefeito de Duque de Caxias nas eleições de 2016. Neste evento conta sua experiência como candidato e lições aprendidas diante das novas regras eleitorais.
Leonardo Cavalcanti
Editor de Política do Correio Braziliense. No evento será o mediador do painel final, provocando os palestrantes a responder os questionamentos do público.
Lucas de Aragão
Diretor de Comunicação e sócio da Arko Advice, Lucas de Aragão é formado em Ciência Política pela UniDF e mestre em Campanhas Eleitorais e Governo pela Fordham University (Nova York). Diversos de seus artigos foram publicados em revistas e periódicos de ciência política no Brasil e no mundo. Lucas de Aragão venceu, em 2013 e 2014, os prestigiados Pollie Awards, entregues anualmente pela Associação Americana de Consultores Políticos aos principais estrategistas políticos do mundo.
Neste evento, compartilha sua análise sobre o resultado das eleições norte-americanas e o efeito-Trump na política nacional e mundial.
Angela Cignachi
Especialista em Direito Público. Vice-Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral desde junho de 2014. Membro da Diretoria do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE desde 2003. Integrante da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) desde 2010.
Atuou no Referendo das armas, em 2005, como advogada de uma das Frentes Parlamentares da disputa. Advogou na Eleição Presidencial de 2014. Autora de diversos artigos jurídicos sobre Direito Eleitoral.
Neste evento, Angela aprofunda o impacto da Reforma Eleitoral de 2015 e aprofunda a discussão sobre as tendências para as eleições em 2018.
Marcelo Vitorino
Sócio da Vitorino&Mendonça. Consultor de comunicação, gestão de crise e marketing político digital. Professor de marketing político no Centro de Inovação e Criatividade na ESPM/SP e no IESB/DF.
É um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.
Neste evento compartilha as estratégias que levaram Marcelo Crivella, prefeito eleito no Rio de Janeiro, a aumentar sua presença nas mídias digitais e como esta força, de forma transmidiática, foi usada nas estratégias off-line.
Henrique Neves
Jurista, Ministro do Tribunal Superior Eleitoral. Autor da Obra “A Lei das Eleições interpretada pelo Tribunal Superior Eleitoral” e colaborador da obra “Direito Eleitoral Conteporâneo”, com o artigo “A propaganda eleitoral na imprensa escrita”. Integra o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE.
No Seminário Eleições 2018, o ministro fala sobre a efetividade da nova norma nas propagandas, investimento e prestação de contas de campanha.
Lula Guimarães
Jornalista, especializado em marketing político e eleitoral. Em 2016, marqueteiro da campanha de João Doria, eleito prefeito da cidade de São Paulo. Em 2014 foi o coordenador do núcleo de propaganda (radio, TV e impressos), da campanha de Eduardo Campos e depois Marina Silva.
No Seminário Eleições 2018, em sua palestra “O novo eleitor ou o novo candidato?”, abordará como os chamados “outsiders” têm influenciado no modo de fazer campanhas políticas no Brasil e suas tendências para os próximos anos.
Murillo de Aragão
Advogado, jornalista, cientista político e presidente da Arko Advice Pesquisas e sócio Advocacia Murillo de Aragão.
Entre 1992 e 1997 foi pesquisador associado da Social Science Research Council (Nova York). Foi membro do “board” da International Federation of the Periodical Press (Londres) entre 1988 e 2002. Foi pesquisador da CAPES quando doutorando no CEPAC/UnB e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República de 2007 a 2015.
Em sua sessão, Murillo descreve como a impacto da Lava Jato e das delações no sistema político brasileiro.
Inscreva-se
A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo site http://seminarioeleicoes2018.com.br/, pois as vagas são limitadas.