A influência do marketing tradicional no marketing político foi pauta no Fórum Política por Elas
Será que o marketing político sofre ou pode sofrer influências do marketing tradicional? As respostas para essa pergunta foram apresentadas por Diana Leiko no 1º Fórum Política por Elas, realizado pela Presença Online, escola de comunicação e marketing político, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A jornalista afirma que, assim como na iniciativa privada, é regra trabalhar com planejamento estratégico e tático também na comunicação política, o que faz com que metodologias tradicionais sejam perfeitamente aplicáveis na comunicação de mandatos e em campanhas eleitorais.
A iniciativa do Política por Elas, busca ampliar o debate, o entendimento e a visibilidade do mercado e profissionais de assessoria, marketing e comunicação política, por meio do compartilhamento de iniciativas de sucesso, bem como os desafios a serem superados por mulheres que atuam nesse mercado. Esse objetivo faz parte dos princípios e missão da escola que é contribuir para o sucesso profissional e político dos nossos alunos por meio de práticas éticas e valores democráticos.
“Como a comunicação corporativa pode contribuir para a comunicação política?” foi a palestra apresentada por Diana, que compartilhou com o público sua experiência na utilização de técnicas adquiridas no mercado para mandatos políticos. O conteúdo está disponível na íntegra e gratuitamente no canal de YouTube da Presença Online.
É possível adaptar estratégias do marketing corporativo para a comunicação política?
Diana é jornalista com especialização em redes sociais e assessoria de imprensa. Ao longo de 18 anos, teve a oportunidade de colaborar com grandes agências de comunicação do Brasil, onde atendeu clientes dos mais variados segmentos, na iniciativa privada e no governo, como PwC e Natura (Empório Comunicação) e Funcef (In Press Oficina).
Foi gestora de redes sociais do Ministério do Turismo pela FSB Comunicações, gerente de comunicação digital na agência Santafé Ideias, período em que atendeu a Usina Hidrelétrica Belo Monte. Coordenou as redes sociais do Sebrae Nacional pelo Grupo Informe, antes de começar a trabalhar na área de política, em 2016.
Desde então, passou pelo gabinete do senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF), onde exerceu o cargo de gestora de redes sociais e hoje responde pela comunicação do senador Lasier Martins (Pode-RS). Nos últimos três anos foi responsável ainda pela gestão de conteúdo das redes sociais da União Europeia no Brasil.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre a aplicação de técnicas do marketing tradicional em estratégias de marketing político:
Sobre o Fórum Política por Elas
O “Fórum Política por Elas”, busca ampliar o debate, o entendimento e a visibilidade do mercado e profissionais de assessoria, marketing e comunicação política, por meio do compartilhamento de iniciativas de sucesso, bem como os desafios a serem superados por mulheres que atuam nesse mercado.
A iniciativa, é organizada pela escola de marketing político Presença Online, com o apoio da Associação Brasileira dos Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Abracomp), do jornal Correio Braziliense e do gabinete da deputada federal Perpétua Almeida. Para ela,
Realizar esse debate nessa Casa é fundamental no cenário sociocultural que vivemos. É uma forma de darmos visibilidade às profissionais que atuam na no apoio à política nacional e, para além, é uma ação de enfrentamento ao machismo estrutural que as mulheres enfrentam nesse mercado.
Em sua primeira edição, o Fórum Política por Elas contou a participação das palestrantes Diana Leiko, Fernanda Camargos, Jane Santin, Nara Alves, Natália Mendonça, Noeli Becker e Tainã Gomes, além da medicação de Dad Squarisi e Maíra Vitorino.