Planejamento de comunicação para mandato político é o novo curso da Presença Online
A expressão “Candidato Copa do Mundo” é uma referência aos políticos que re-aparecem ao seu eleitorado pedindo voto, apenas de quatro em quatro anos, no período de campanha eleitoral. “Esse tipo de candidato político está chegando ao fim, tem que se investir na comunicação de mandato“, afirma o professor Marcelo Vitorino.
Foi olhando para essas transformações no mundo político que a Presença Online preparou seu novo curso Planejamento de comunicação para mandato político.
Para o professor Vitorino, pensar no planejamento significa que “a primeira coisa que a gente vai fazer do planejamento é deixar o “como” pra depois. Primeiro eu tenho que saber de onde eu vou sair, para onde eu vou chegar”.
Isso significa que político deve ter clareza sobre seu ponto de chegada antes de iniciar o planejamento de seu mandato. E para isso deve compreender os três julgamentos aos quais está sujeito: eleitoral, político e histórico.
O parlamentar que tem que me falar “olha eu quero amanhã eu quero ser um rei de voto” ou “eu quero ser um cara conhecido como um visionário” ou “eu quero ser uma uma candidata conhecida historicamente, eu quero ter uma contribuição história para esse país”.
Por que investir em comunicação de mandato político?
Vitorino justifica essa necessidade como diretamente relacionada ao desenvolvimento de tecnologias digitais e ampliação do acesso à internet por boa parte da população.
Junto a isso, respondendo ao novo contexto sócio-cultural, a Reforma Eleitoral ocorrida no Brasil no ano de 2015, permitiu a candidatos se manifestarem a qualquer tempo sua candidatura, aumentando a concorrência ao pleito e dando vantagens ao pré-candidato capaz de planejar a construção de sua reputação com anos de antecedência.
Para os políticos eleitos, o jogo é o mesmo. É preciso manter a comunicação com o cidadão como parte de um projeto político.
Dessa forma, hoje, o planejamento da comunicação política de mandato é mais importante do que a campanha eleitoral em si, restrita a algumas semanas prévias à votação.
Como é o curso Planejamento de comunicação para mandato político?
O objetivo do curso é ensinar aos alunos as estratégias e as ferramentas de comunicação que podem ser empregadas durante mandatos políticos eletivos ou comissionados. Dessa forma, busca-se estabelecer e estreitar relacionamento com os cidadãos, utilizando os meios digitais para prestação de contas, divulgação de atividade parlamentar, ouvidoria e outros objetivos, de forma eficaz.
O curso é 100% on-line.
São 6h de videoaulas, além de material disponível para download.
Ao fim do curso, o aluno será capaz de:
- Definir a imagem alvo do mandato e de seu representante
- Qualificar relevância dos atos do mandato para finalidade de construção de reputação
- Planejar ações de comunicação e marketing do mandato
- Identificar públicos sensíveis a atuação do representante político
- Escolher canais e ferramentas para comunicação de acordo com objetivos, público e atuação
- Identificar profissionais e montar sua equipe de acordo com seus objetivos
Como se matricular?
O curso está disponível na plataforma de cursos de cursos a distância da Presença Online, a matrícula tem o valor de R$299 com acesso irrestrito durante 30 dias.
Curso também está disponível no Guia do Marketing Político
O Guia do Marketing Político é um clube de assinatura para profissionais de marketing político e comunicação governamental.
É um conjunto com os melhores conteúdos sobre marketing político e comunicação governamental que você vai encontrar no Brasil. São cursos, tutoriais, aulas rápidas, dicas exclusivas, análises de casos, materiais para download e mais conteúdos 100% originais criados pelos professores para trazer facilidade para seu dia a dia na operação da comunicação política e de campanhas eleitorais.
O curso Planejamento de comunicação para mandato político também está disponível no Guia. Por apenas R$125 ao mês, o assinante tem acesso ao curso e a diversos outros ocnteúdos sobre o tema.