Natália Mendonça conta como aproveitar as oportunidades de trabalho no marketing político
A expansão do mercado de marketing e comunicação política é uma oportunidade para o aumento de profissionais mulheres nessa área. Esse cenário foi apresentado pela professora Natália Mendonça no 1º Fórum Política por Elas, realizado pela Presença Online, escola de comunicação e marketing político, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Segundo Natália, hoje temos cerca de 64 mil políticos eleitos em cargo e nas eleições municipais de 2020 teremos cerca de 500 mil candidatos e candidatas pleiteando cargos.
Ainda há muito espaço que podem ser ocupados por profissionais mulheres nessa área, mas o preenchimento das vagas ligadas à comunicação política/eleitoral depende da formação e profissionalização.
A iniciativa do Política por Elas, busca ampliar o debate, o entendimento e a visibilidade do mercado e profissionais de assessoria, marketing e comunicação política, por meio do compartilhamento de iniciativas de sucesso, bem como os desafios a serem superados por mulheres que atuam nesse mercado. Esse objetivo faz parte dos princípios e missão da escola que é contribuir para o sucesso profissional e político dos nossos alunos por meio de práticas éticas e valores democráticos.
“Contrata-se: o que o mercado procura” foi a palestra apresentada por Natália que abordou o que o mercado procura e como mulheres podem se preparar para assumir novos desafios nesta área. O conteúdo está disponível na íntegra e gratuitamente no canal de YouTube da Presença Online.
O que o mercado de marketing político procura?
Natália Mendonça é publicitária especializada em comunicação digital. Com mais de 10 anos de experiência no mercado de marketing político, atuou na gestão da comunicação digital de mais de 20 clientes de diversos cargos eletivos e liderou equipes digitais de campanhas eleitorais como Geraldo Alckmin (Presidência, 2018), Marcelo Crivella (Prefeitura Rio de Janeiro, 2016), Partido NOVO (Vereadores, 2016), Confúcio Moura (Governo de Rondônia, 2014), entre outras. Em todas as campanhas, foi responsável pelo processo seletivo e contratação dos profissionais da área digital.
Assista o vídeo prepare-se para as oportunidades profissionais do mercado de comunicação e marketing político:
Sobre o Fórum Política por Elas
O “Fórum Política por Elas”, busca ampliar o debate, o entendimento e a visibilidade do mercado e profissionais de assessoria, marketing e comunicação política, por meio do compartilhamento de iniciativas de sucesso, bem como os desafios a serem superados por mulheres que atuam nesse mercado.
A iniciativa, é organizada pela escola de marketing político Presença Online, com o apoio da Associação Brasileira dos Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Abracomp), do jornal Correio Braziliense e do gabinete da deputada federal Perpétua Almeida. Para ela,
Realizar esse debate nessa Casa é fundamental no cenário sociocultural que vivemos. É uma forma de darmos visibilidade às profissionais que atuam na no apoio à política nacional e, para além, é uma ação de enfrentamento ao machismo estrutural que as mulheres enfrentam nesse mercado.
Em sua primeira edição, o Fórum Política por Elas contou a participação das palestrantes Diana Leiko, Fernanda Camargos, Jane Santin, Nara Alves, Natália Mendonça, Noeli Becker e Tainã Gomes, além da medicação de Dad Squarisi e Maíra Vitorino.