Turma em Brasília – Marketing político e eleitoral: a vez do digital
Este evento já foi realizado.
Conheça a programação de cursos presenciais em 2017, junto com a ESPM-SP.
Não basta entender de política, comunicação ou de internet. O marketing político digital exige conhecimento das três áreas. As próximas eleições trarão componentes muito diferentes de todas as anteriores. A reforma política limitou gastos das campanhas, liberou candidatos para se posicionarem antes do período eleitoral e pôs fim ao financiamento empresarial.
O que fazer agora que o tempo de TV diminuiu, o financiamento empresarial acabou e o tempo de exposição de um candidato aumentou?
Estas são algumas das perguntas respondidas no curso Marketing político e eleitoral: a vez do digital, de Marcelo Vitorino. A primeira turma foi realizada em São Paulo, nos dias 26 e 27 de fevereiro. Com o interesse aumentando sobre o tema, uma nova turma foi aberta em Brasília, nos dias 29 e 30 de abril.
Estrategista de comunicação digital, Vitorino já atuou em campanhas de todos os cargos eletivos, como a Prefeitura de São Paulo com Gilberto Kassab, presidência da República com Serra, Orestes Quércia para o Senado, além de inúmeros governadores, deputados e prefeitos.
“As campanhas que pretendem usar o máximo que a internet pode oferecer terão que usar de estratégias que não se limitam apenas ao uso de redes sociais. Para isso, é importante conhecer as novas regras definidas pela reforma eleitoral e sua relação com as decisões do marketing em ambiente digital. Tudo isso será integrado durante o curso, assim como a correlação entre as campanhas políticas off e online”, destaca Marcelo Vitorino.
O curso será realizado nos dias 29 e 30 de abril de 2016, em Brasília.
INSCREVA-SE NOS CURSOS ON-LINE DE MARCELO VITORINO
Por que participar?
O curso foi preparado para instrumentalizar o aluno para a identificação de oportunidades e ameaças de um candidato e de uma campanha, além de orientar quanto às tomadas de decisões sobre conteúdo, monitoramento e contra-informação e apresentar alternativas para a proibição da publicidade paga na internet dentro do período eleitoral.
Participar do curso dará aos presentes o conhecimento obtido em campanhas como as de José Serra (presidente), Gilberto Kassab (prefeito), Raimundo Colombo (governador), Confúcio Moura (governador) e Camilo Santana (governador).
Conheça o que será abordado durante o curso:
Marketing eleitoral
- Como funcionavam as campanhas no período pré internet
- Como funcionam as campanhas no período pós internet
- Em quem o eleitor vota
- As diferenças do eleitor no executivo e no legislativo
- O que o eleitor quer de um candidato ou político na web
- Novas regras: como a eleição de 2016 funcionará?
- Por que as campanhas brasileiras não são como as americanas?
- Como os políticos brasileiros usam a web
- Como os políticos no mundo usam a web
Imersão na comunicação digital
-
- Por trás dos números da web
- Digital pautando tradicional
- Broadcast vs segmentação
- Canais e características
- O comportamento do usuário conectado
- Etapas da comunicação
- Storytelling
- Arquétipos culturais
Como se divide um projeto digital eleitoral
-
- Candidato
- Canais
- Público
- Exposição
- Os meios para audiência: orgânica; estimulada; patrocinada
Case de Campanhas Políticas
Marketing Político
-
- Políticos como marca
- Ferramentas de controle
- Como definir a melhor estratégia de manutenção para cada tipo de político
- Estruturando o planejamento de ações
- Estruturando o planejamento de conteúdo
Marketing Eleitoral
-
- Por dentro de uma eleição
- Ferramentas de controle
- Como definir a melhor estratégia para cada tipo de campanha e candidato
- Estruturando o planejamento de ações
- Estruturando o planejamento de conteúdo
- Estruturando o planejamento de mobilização
Contra-informação, inteligência e guerrilha virtual
-
- O que é e como combater
- Os problemas mais comuns
- Prevenção: Pesquisa, produção de vacinas, publicação e disseminação
- Segurança de informação
Quem é Marcelo Vitorino
Atuando como estrategista de comunicação digital, auxiliou empresas e instituições como SEBRAE, Instituto Ethos, Casas André Luiz, SENAR, PMDB, Governo de Mato Grosso, FACESP, Hospital São Camilo, FIFA e Tribunal de Contas do Mato Grosso, a explorarem melhor o potencial da internet.
Em campanhas políticas, contribuiu na campanha de Gilberto Kassab para a prefeitura de São Paulo em 2008. Em 2010 coordenou a campanha digital de Orestes Quércia para o Senado, bem como a do Rodrigo Garcia para deputado federal e gerenciou areas da campanha de José Serra para presidência e Raimundo Colombo para o governo de Santa Catarina. Em 2012 e 2014 outras campanhas somaram-se como as do governador de Rondônia, Confucio Moura, e a do governador do Ceará, Camilo Santana.
Sócio da Presença Online , já palestrou nos principais eventos digitais do Brasil: iMasters Intercon, Campus Party, Social Media Brasil, Café com Blogueiros, Circuito 4×1, Fórum de Mídias Digitais Sociais, Youpix. Presente em aulas como professor convidado e/ou palestrante em faculdades como ESPM, Mackenzie, PUC, IESB e em instituições como SEBRAE, ACSP (Associação Comercial de São Paulo), SECOVI e Instituto Ethos.
Contato: (61) 99699-6060