GBG – um projeto do Google voltado para negócios na internet
Desde o início de 2012, o Google resolveu lançar um novo projeto chamado de Google Business Group, ou GBG. A ideia da empresa é criar por todo o mundo grupos de discussão e trabalho para profissionais que estejam interessados em usar internet para fazer negócios.
Hoje já são 33 GBGs pelo mundo, sendo que o maior está em São Paulo, com mais de 130 mil membros no G+. Conversamos com o gerente da comunidade GBG SP, Beni Kuhn, que nos explica melhor como funciona esta comunidade.
Presença Online – Defina o Google Business Group.
Beni Kuhn – Como o próprio slogan diz, o GBG é um comunidade para se conectar, se informar e se inspirar. O GBG tem como objetivo promover discussões que auxiliem as pessoas a usarem a internet para fazer negócios.
Presença Online – Quem pode participar do GBG?
Beni Kuhn – Todos são bem-vindos, desde um empreendedor que esteja começando algum negócio na internet, donos de empresas, até pessoas interessadas em aprender mais sobre este universo.
Presença Online – Como funciona esta comunidade?
Beni Kuhn – A comunidade GBG funciona de diversas maneiras, pode ser por meio de encontros sociais para promover o relacionamento entre os membros; eventos com a participação de profissionais do mercado e até mesmo consultores do Google e também com reuniões online através de hangouts.
Presença Online – Há algum evento destes marcado para os próximos dias?
Beni Kuhn – Sim, no próximo sábado (dia 20) faremos um encontro na FNAC da Paulista às 16h30.
A partir deste evento de sábado montaremos grupos de trabalho com focos distintos, estes grupos terão sua própria agenda de eventos e encontros para tratar de assuntos específicos.
Presença Online – Quais grupos serão criados?
Beni Kuhn – Para ajudar as pessoas a utilizarem a internet para fazer negócios, a princípio, criaremos 4 grupos que irão tratar de assuntos específicos voltados para o mundo digital:
1. Tecnologia – para falar sobre arquitetura de informação, experiência do usuário, SEO, mobilidade, aplicativos, API’s e infraestrutura.
2. Comunicação online – vai tratar de temas como links patrocinados, rede de display, YouTube, admob, mapas, redes sociais, publicidade, email marketing, blogs e produção de conteúdo.
3. Empresas – irá reunir assunto de interesse para empresas, como colaboração, mobilidade, segurança da informação e comunicação interna.
4. Escolas – terá foco em temas que correspondem ao dia a dia de um escola como colaboração, redes sociais, arquivamento e compartilhamento de documentos.
As comunidades do GBG são abertas para qualquer pessoa interessada em participar.